Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sou eu ou somos eu? Sobre nossas interações

Pintura de Jim Warren


Ontem liguei a tv a cabo, e assisti o filme Ponto de Mutação, baseado no livro do físico-papo-cabeça-ecológico Fritjof Capra.

Eu me lembro de ter assistido a este filme muitas vezes, mas ontem especialmente meu canal para entendê-lo estava limpo. E me maravilhei novamente.

O filme é um convite para uma nova visão de mundo, de pensamento. Você que já mudou de idéia tantas vezes, porque não se abrir para novas conjecturas, possibilidades das quais estamos inseridos?

Reflita comigo:

1 - Por que me orgulho da medicina que consegue transplantar em um cardíaco um novo coração, e não tô nem aí com os açougues que vendem carne vermelha, uma das causas de infarte...

2 - Mando a polícia prender, surrar até sangrar, o madeireiro lá do Amazonas, que destrói nossa mata enquanto nossa dívida com os Estados Unidos continua impagável e ao invés do perdão, os americanos gastam mais dinheiro em armamentos?

3 - Você passa anos em terapia, mas por que não leva para a mesma sessão seus pais, seus avós, sua professora do primário?

4 - Que quando você tem uma idéia de projeto novo, repentinamente, outra pessoa que às vezes você nunca ouviu falar, tem a mesma idéia e ganha rios de dinheiro antes?

5 - Que quando você se sente atraído por uma pessoa, divide-a em pedaços: perna, bunda, sorriso, mas só lá no futuro (casa, família, filhos) descobre que aquelas partes desapareceram e ficam somente o que seu amado sempre foi: herdeiro dos relacionamentos anteriores (família, parentes, serpentes)...

6 - Que o ser humano está dividido em cabeça, tronco e membros, mas ele nem pode ser dividido (se não, não é mais um ser humano)

Estou falando das relações que influenciam e que sempre influenciaram sua vida. Você faz parte de uma rede e nem percebe.

Uma rede de seres vivos conectados: Peixe, cabra, árvore, terroristas, governadores, jogadores de futebol. Somos todos uma única e gigante teia de aranha.

Para esta conversa não ficar só na visão espiritual, entenda pelo quê a ciência vem se maravilhando:

Olhe para a porta. Parece sólida, firme.
Parece, mas não é.
Pegue um super-hiper microscópio atômico.
Você verá neutrons, prótons e elétrons.
Mas eu disse um super-mega microscópio.
Na camada sub-atômica, tem um elétron aqui, outro acolá.
Mas eles não estão grudadinhos, comprimidinhos, para você imaginar que a sua porta seja maciça. Lá no interior da porta aparecendo e desaparecendo sem que a ciência possa explicar porquê, os elétrons realizam uma dança de energia.

Agora troca o tal mega microscópio, por um óculos, de igual capacidade.

Seu cachorro virou energia em forma de onda, assim como sua casa e o copo de vinho também. Assim como o vinho e o copo.

Olhe pela janela.
Tá vendo os raios cósmicos?
Os raios cósmicos são partículas rapidíssimas que provêm do espaço exterior e bombardeiam constantemente a terra, de todos os lados.
Os raios cósmicos viajam pelo espaço praticamente com a velocidade da luz, isso significa que eles têm uma enorme energia. Alguns deles, de fato, são as partículas mais energéticas jamais observadas na natureza. Os de maior energia são uma centena de milhões de vezes mais energéticos do que qualquer outra partícula jamais produzida nos maiores aceleradores de partículas do mundo.
Trilhões de partículas energizadas, vinda de todos os lugares, explodindo dentro de você e espalhando sua vibração por todo o planeta e por todo o universo.
Ninguém sabe de onde vêm essas misteriosas partículas. A grande parte dos raios de menor energia vem do sol e de nossa própria galáxia, a Via Láctea. Muitos provavelmente vêm de explosões de estrelas, as Supernovas. Eles também adquirem energia de campos magnéticos em movimento de galáxias longínquas, que eles encontram em seu caminhar incansável pelo Universo. E para provar que isto não é papo de gente louca, e talvez até para provar sua existência mas com certeza para te deixar ainda mais extasiado, estas partículas dão um show cósmico nos céus do polo Norte e Sul: A Aurora Boreal.
E esta energia percorre todos os seres vivos. E nós captamos esta energia que nem sistema de internet sem fio. E dentro desta energia, estamos todos inseridos, conectados.
O físicos acreditam que os raios cósmicos de maior energia provêm de fontes de fora da Via Láctea - ... mas de onde?
Deve haver alguma coisa lá fora, não sabemos o quê é e nem onde está, que está disparando pelo universo afora partículas incrivelmente energéticas.
Deus? ETs? Espíritos? Mas também pode ser só Shiva, dançando, conforme intuíram os hindus há milhares de séculos antes de você ficar extasiado!
A dança cósmica de Shiva, da destruição e construção... (Seriam destruição das partículas?).

Isto não é uma viagem. O CERN, Centro Europeu de Pesquisa de Partículas, ganhou da India, uma enorme estátua de Shiva. veja neste link http://www.fritjofcapra.net/shiva.html
Continue com aqueles óculos hiper-atômicos, e você chegará a conclusão que o Nada existe.

Agora tire o óculos: Tudo não existe. Esquisito né. Mas muito verdadeiro.

"o Nada: ...desviemos um instante os olhos de nossa própria indigência e de nosso limitado horizonte; levemo-lo sobre esses homens que venceram o mundo nos quais a vontade, atingindo a perfeita consciência de si, se reconheceu em tudo que existe e livremente renunciou a si mesma..."

(Arthur Schopenhauer)

Porque ninguém me contou isto antes?
Primeiro, porque somos herdeiros de um pensamento linear, de uns 300 anos atrás, pensamento mecânico, das partes.

Tente explicar para seu avô o funcionamento do skype ou do messenger, ou de qualquer outra trakitana eletrônica. Melhor pedir para o seu filho de 6 anos explicar.

É deste tipo de entendimento que estamos falando.

No passado, houve por bem separar bem separado um todo para explicar a função da parte. Tire o coração do ser humano para estudar, e você terá uma peça de carne. Deixe o coração onde está e você terá vida.
Simples assim. Não dá mais para explicar um sistema, separando-o por partes.

Olhe para você:
Não são dois pés, duas mãos, uma cabeça e um cabelo tingido que vejo.

Você é o resultado das suas relações com outros seres vivos. E você se modifica a cada instante. Evolui. E tudo evolui com você.
Nada é estável. Tudo é impermanente.

E quando você entra na história?
A partir do momento que você pensa.
Que você toma consciência de você.
Aí a coisa degringola. Você pensar, processar esta energia recebida, é um ítem de fábrica.

O que você faz com isto é que nos deixou como estamos.
Depois do pensamento, vem a vontade.
Aqui o bicho pega. Pensamento das partes, vontades egoístas.
Tudo para você e para sua família. Ter vontade é algo muito perigoso. Sem considerar todas as consequências, e até sem perceber toda a rede, você tem vontade: de poder, de grana, de conhecimento...
E quais são seus valores para realizar estas vontades?
Fome? Compensação? Ética?

Na escola você não aprendeu a se responsabilizar por todos.
Nem em casa. Então caminhamos neste oceano de energia, nos achando e nos perdendo.

..."Então, em vez desse tumulto de aspirações sem fim, em vez dessas passagens constantes do desejo ao medo, da alegria ao sofrimento, em vez dessas esperanças sempre inalcançadas e sempre renascentes, que fazem da vida humana, enquanto animada pela vontade, um sonho interrompido, não perceberemos mais do que esta paz, mais preciosa que todos os tesouros da razão, a calma absoluta do espírito, esta serenidade imperturbável, tal como Rafael e Corregio a pintaram nas figuras de seus santos e cujo brilho deve ser para nós a mais completa e verídica anunciação da boa nova: a vontade desapareceu; subsiste apenas o conhecimento"...
(Arthur Schopenhauer)

Mas, como ter um pensamento sistêmico?
Como ter um nova percepção?

Um bom exercício é o de definir uma árvore:
- Folhas, caule, raiz.
(esqueça, isto são nomes das partes)
Comece por... na primavera, uma arvore está...
No verão, no inverno, durante o dia, à noite, originalmente nasceu em, no grupo ela se comporta os fungos na raiz são... eu me beneficio dela quando... ela se beneficia dos pássaros quando...
Os pássaros se beneficiam do vento que leva as sementes para...
A terra se beneficia das sementes quando a chuva...
A chuva cai sobre árvore beneficiando os frutos quando...
Os frutos alimentam os animais quando...
Os animais se beneficiam da sombra quando...
Isto é uma explicação da árvore.

E se fosse uma pessoa?
Quem é você?
olho, cabelo tingido, tatuagem?
(esqueça, isto são nome das partes)
Comece por exemplo assim:
Eu sou uma energia que quando me conecto à imagem do meu amado eu sinto uma onda de prazer.
Ele recebe esta onda vinda de mim e leva para as relações dele.
Lá, a energia que emana desse prazer, é transmitida para a secretária dele que conversa com o exterior e que leva para os confins do mundo, a transformação que se deu dentro de mim.

Não precisamos exatamente sermos Físicos para entendermos energia, mas você pode pegar emprestado algumas orientações já ensinadas há mais de dois mil anos:
Não faça aos outros, aquilo que não gostaria que fizessem a ti” ou
“Tenham compaixão por todos os seres vivos.”
Junto com um conselhinho meu:
Troquem de óculos.
Todos temos necessidade um dos outros.

Cabe-nos consequentemente adquirir um senso universal de nossa responsabilidade.
É responsabilidade nossa, tanto coletiva quanto individual, proteger e alimentar a família planetária, dar apoio aos seus membros mais frágeis, proteger o meio ambiente em que todos nós vivemos e zelar por ele.

XVI Dalai Lama Tenzin Gyatso
com citações de Arthur Schopenhauer



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...