Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 8 de março de 2012

Resgate de golfinhos em Arraial do Cabo no RJ

Fiquei emocionada!!! Por atitudes como essa... acho que a humanidade ainda tem jeito. Os cetáceos estão agradecidos.

Veja o vídeo no final do texto.


 Imagens impressionantes foram feitas por turista na última segunda-feira. (5/2)

Um vídeo com um resgate de cerca de 30 golfinhos encalhados na tarde da última segunda-feira na Prainha, em Arraial do Cabo, está dando o que falar na internet. As imagens mostram o momento em que eles se aproximam da praia e não conseguem voltar. Logo depois, banhistas se unem para devolver os cetáceos ao mar com rapidez. A ação termina com uma salva de palmas. O vídeo, que até o fim da tarde desta quarta-feira teve mais de 66 mil acessos no youtube, gerou mais de 500 comentários, a maioria saudando os ‘heróis’ anônimos que fizeram o salvamento.

Além de banhistas e moradores, funcionários da Empresa Cabista de Desenvolvimento Urbano e Turismo do Município de Arraial do Cabo (Ecatur), que trabalham na limpeza das praias, também participaram do resgate. Ângelo Márcio Barbosa Ribeiro, operador de máquina da prefeitura, foi outro que ajudou.

- Fiquei emocionado. Foi a primeira vez que vi um golfinho. Estava com outros três colegas trabalhando, quando vimos eles se aproximarem, atrás de um cardume de peixes. Quando percebemos a proximidade com a areia, ficamos em alerta para ajudar caso eles encalhassem, que foi o que acabou acontecendo - explicou.

A explicação de Ribeiro comprova a teoria do biólogo marinho e diretor do Instituto Aqualung, Marcelo Szpilman, de que os golfinhos estavam perseguindo um cardume de sardinhas. No ímpeto da caça, os animais foram cercando o cardume até o raso e não perceberam que podiam encalhar. O biólogo acredita também que a praia tem uma configuração com um declínio brusco, o que fez com que os golfinhos não percebessem que estavam indo para o raso:

- O evento que aconteceu em Arraial do Cabo não é tão raro como acontece em alguns lugares do mundo quando grupos imensos de golfinhos encalham sem uma causa explicável. No vídeo de Arraial, vemos que grupo de golfinhos se divide e alguns indivíduos se separam e seguem em direção à praia. Outra coisa que dá para perceber é que todos os golfinhos tentam dar meia-volta, alguns conseguem e outros não. Vimos que o grupo todo fica confuso, e mesmo os bichos que não estavam encalhados tentam ajudar aos outros.

Szpilman lembrou ainda que em Arraial do Cabo ocorre eventualmente uma matança de tubarões, que acabam encalhando, como em 2005. Os pescadores aproveitam as sardinhas para cercar tubarões para a praia e acabam pegando 200 a 300 animais. Além disso, de acordo com Szpilman, o procedimento dos banhistas foi correto, embora arriscado para ambos. O especialista explica que só se pôde puxar o animal pelo rabo porque eles estavam no rasinho, mas boiando:

- Não adianta você puxar o animal na areia porque vai machucar. Há também o risco de o animal morder ou, no movimento, dar uma pancada na pessoa. Os banhistas agiram de forma correta e rápida e conseguiram fazer com que todos voltassem para o mar. Em muitos casos, você salva e, depois, o animal encalha novamente, o que, felizmente, não aconteceu - diz ele, ressaltando que cada animal deve pesar entre 60 e 80 quilos e provavelmente eram indivíduos adultos.

Já o especialista em fauna marinha, Salvatore Siciliano, pesquisador da Fiocruz, a forma como foi feito o salvamento foi inadequada. De acordo com ele, arrastar os golfinhos pela cauda pode causar lesões sérias, até a morte . Ele, no entanto, reconheceu que era o que devia ser feito.

- As pessoas fizeram tudo errado, mas era o que devia ter sido feito, exatamente como no caso em que o sobrevivente do desabamento do prédio no Centro do Rio usou o elevador – afirma Siciliano.

Segundo ele, o evento é considerado extremamente raro, e será investigado por pesquisadores brasileiros e americanos. Entre as causas mais prováveis está a poluição sonora, já que os animais usam sons para se orientar, como um sonar natural. Salvatore Siciliano afirma que o encalhe dos golfinhos acende a luz amarela. Ele explica que os animais são muito habilidosos. Normalmente, dois ou três deles encalham por ano, e geralmente isto ocorre quando já estão doentes.

- Até então não tínhamos conhecimento de um fato como este. A imagem, portanto, é extremamente importante e vai desencadear uma série de estudos, além de reforçar a importância de monitorar estas populações - disse Siciliano. - As imagens já chamaram a atenção de pesquisadores de fora do Brasil. Fui procurado por cientistas que trabalham para o governo americano. Vamos trocar informações sobre o caso.

Duas hipóteses são as mais prováveis para explicar o encalhe coletivo. Os golfinhos poderiam estar fugindo de algum predador ou estavam desorientados por causa do barulho.

3 comentários:

  1. Se essa explosão solar Classe X ocorrida em 6/3 com ejeção de massa coronal pode interferir com GPS e outros artefatos eletronicos , o que dirá do sentido de orientação dos golfinhos , baleias etc.Não sou especialista , mas nenhum animal persegue uma presa ( sardinhas ) para morrer , pra mim eles perderam a orientação mesmo , pensavam estar nadando mar a dentro , e não para a praia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz.
      Também penso que eles estavam desorientados.
      Mas, o mais interessante neste episódio foi o duplo resgate, dos golfinhos por essas pessoas e dessas pessoas (e todas que assistiram pessoalmente ou através do vídeo) pelos golfinhos, o contato com a energia dos golfinhos foi curadora.
      Beijos.

      Excluir
  2. Graças a Deus que os golfinhos "se salvaram" e também se não fossem essas pessoas com a maior certeza eles tinham morrido! Mas ainda bem que tudo deu certo :D
    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...