Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O cheiro do espaço


Astro Whiff NASA / Kleinman Scott / Getty Images
No nosso planeta, a variedade de aromas e perfumes é praticamente infinita. Mas você já parou para pensar como é o cheiro do espaço? Segundo pesquisadores da NASA, a fronteira final tem um odor muito parecido com o de uma grande corrida de carros – metal quente, fumaça de óleo diesel e um leve cheirinho de churrasqueira. A fonte? Estrelas morrendo, principalmente.

Os subprodutos dessas violentas explosões são chamados de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. De acordo com os astrônomos, estas moléculas parecem estar em todo o universo, além de flutuar para sempre, aparecendo em cometas, meteoritos e poeira espacial. Não surpreendentemente, os compostos podem ser encontrados no carvão, no petróleo e até mesmo na comida.

Porém, não é possível identificar o verdadeiro e puro cheiro do espaço – afinal, a região é um vácuo, e os humanos morreriam tentando. Mas quando os astronautas saem da ISS(estação espacial), os compostos ficam em suas roupas e pegam uma carona de volta à estação. Eles relatam sentir um cheiro de um bife “queimado” ou “frito”, e não estão apenas sonhando com uma refeição caseira.

O nosso sistema solar é rico em carbono e pobre em oxigênio. É só imaginar um carro preso em um ambiente muito fechado: o oxigênio vai diminuindo, e você começa a sentir um mau cheiro e fuligem preta. Depois de deixar a nossa galáxia, no entanto, os odores podem se tornar realmente interessante. Em alguns locais do universo, por exemplo, nuvens moleculares repletas de minúsculas partículas abrigam uma verdadeira miscelânea de aromas, de rajas de açúcar a cheiro de ovo pobre.

2 comentários:

  1. Olá!
    O amor pelos gatos me conduziu até seu blog.
    Gostei de tudo por aqui!
    Se puder, me visite também.
    Tenho cinco "miaus", muuuuito amados, que energizam e enfeitam minha vida.

    Beijo,
    Diulara e família felina

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diulara e família felina.
    Odorei a visita.
    Já fui no seu blog e amei seus gatos.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...