Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 9 de março de 2010

Nasa divulga as fotos 'mais detalhadas' da Terra até hoje

MÁRMORE AZUL

A imagem, batizada de Blue Marble ("Mármore Azul", em português), foi obtida com a colagem de milhares de fotografias de satélite de regiões do planeta - Foto: BBC Brasil

A Nasa, a agência espacial americana, divulgou o que descreveu como as detalhadas imagens da Terra feitas até hoje. As imagens são composições, batizadas Blue Marble ("Mármore Azul", em português) obtidas com a colagem de milhares de fotografias de satélite de regiões do planeta.

Os astrônomos usaram fotografias tiradas do satélite Terra, que orbita a cerca de 700 km acima da superfície do planeta. A Nasa vem fotografando a Terra do espaço desde que os primeiros satélites equipados com câmeras foram lançados, na década de 1960.

Desde então, todo ano a agência americana vem publicando imagens do planeta. As imagens mais famosas até hoje foram as capturadas pelos astronautas da Apollo 17 em 1972.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/

Terra vista apartir da Apollo 17. Em 07 de Dezembro de 1972, a uma distância de 45 mil km.

Terra a 380 mil km, apartir da Apollo 8. 24 de Dezembro de 1968.

Foto ampliada, tirada pela sonda Galileu, a 16 de Dezembro de 1992. A Terra está aqui a uma distância de 6,2 milhões de km.

Foto tirada apartir do rover MER Spirit, apartir da superficie de Marte, a 8 de Março de 2004. Primeira imagem da Terra em outro mundo.

Foto tirada a 15 de Setembro de 2006. A sonda Cassini estava perto dos aneis de Saturno quando tirou esta foto da Terra, a uma distância de 1,5 bilhões de km.

Um pálido ponto azul. A imagem mais distante do nosso planeta: 6 bilhões de km, apartir da sonda Voyager 2, a 14 de Fevereiro de 1990.


A Terra é um pequeno cenário numa vasta área cósmica.
Gostarmos ou não, por enquanto, a Terra é onde temos de ficar...
.. É nossa responsabilidade nos portar mais amavelmente uns para com os outros, e para zelar e acarinharmos o ponto azul pálido, nosso atual lar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...