Pesquisar este blog

Translate

sábado, 20 de fevereiro de 2010

As Pedras Que Rolam Sozinhas


No Parque Nacional do Vale da Morte (Death Valley), situado no Estado da Califórnia, pode-se ver um fenômeno geológico muito misterioso, são pedras que movem-se de forma inexplicável.


Isto acontece num local chamado Racetrack Playa, que é o fundo de um lago que lá existiu no passado e que algumas pessoas supersticiosas chamam de Praia do Diabo (Devil’s Playa).


Segundo informa o Serviço de Atendimento do Parque Nacional, existem mais 8 praias próximas ao Vale da Morte onde ocorre este curioso fenômeno.


O movimento das pedras já é conhecido há muito séculos, mas os cientistas ainda não tem uma explicação exata sobre o que provoca o movimento das pedras que deixam rastros nas superfícies por onde passam.


Muitas das pedras pesam mais de 400 quilos e movem-se através de direções as mais diferentes.


Quem vê o fenômeno fica se perguntando: “Que tipo de força faz mover essas pedras?”


Sempre existe uma teoria nova procurando explicar a causa. Uns dizem que é a força dos ventos! Outros afirmam que são forças magnéticas.


Muitos cientistas foram até o deserto em busca de explicações. Através de suas experiências, concluíram que seria necessário ventos de mais de 370 quilômetros por hora para mover uma pedra de 400 quilos e ventos como este nunca foram vistos no planeta.


De acordo com outra teoria, acredita-se que em certas circunstâncias, uma fina película de gelo forma-se sobre a superfície da praia e assim, fica mais fácil acreditar na força do vento. Porém, alguns cientistas fizeram experimentos neste sentido e puderam comprovar que esta hipótese também é falsa.


O mais estanho é que ninguém nunca viu as pedras se movendo. Encontram apenas os rastros deixados pelo movimento.


Vasto mundo... Cheio de mistérios e surpresas...


Um comentário:

  1. É, de facto um mistério.

    "Muitos cientistas foram até o deserto em busca de explicações. Através de suas experiências, concluíram que seria necessário ventos de mais de 370 quilômetros por hora para mover uma pedra de 400 quilos e ventos como este nunca foram vistos no planeta."

    Ventos dessa magnitude existem e não são raros. um tornado médio tem ventos dessa ordem. No maior tornado, F5, registou-se uma velocidade de cerca de 580 Km/h.

    Temos ainda as super string, bastante fortes. Outra coisa é a área árida, e como tal apresenta ventos fortes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...